segunda-feira, 8 de junho de 2009

Arquitetar é uma Arte



A arquitetura ainda não é bem vista na sociedade contemporânea. Para muitos, a arquitetura é apenas uma profissão que constrói prédios e casas sem muitas complicações. Entretanto, isto não é a realidade da profissão. “Arquitetar é uma arte”.


Em um documentário do Fantástico, conseguimos analisar o olhar de pessoas de classes sociais diferentes. A arquitetura para uma determinada classe é voltada para valorizar o ambiente, o conforto e o custo. Já para outra, o único objetivo é o de construir o seu abrigo, uma proteção. Normalmente, para este ultimo não há presença de um profissional da arquitetura.


A arquitetura está sempre nos acompanhando. “Quem acha que arquitetura não faz parte da nossa vida, está precisando enxergar tudo a sua volta com novos olhares.” Tudo ao nosso redor é planejado, é projetado, é arquitetado.


A arquitetura é mais importante do que parece ser. Ela está presente na vida de todos e por mais que necessite de estética e arte, nem sempre é preciso um curso profissionalizante pra “arquitetar”.

Arquitetar é uma arte que vai além de apenas estética. É preciso emocionar, estimular os sentidos, valorizar a funcionalidade acima de tudo.





“Eu acho que essa ligação com a natureza, porque a natureza está dando sopa, é claro, então você une a natureza, a natureza está pedindo pra entrar, e não assalta, ela entra naturalmente, e entra bonito, e entra cheirosa”, diz Sérgio Rodrigues.





“Toda a arquitetura deve ser local, mas não precisa ser necessariamente exótica” Alain de Botton.

segunda-feira, 1 de junho de 2009


JANELA da Alma. Direção: João Jardim e Walter Carvalho. Intérpretes:
José Saramago,Wim Wenders, Paulo Cezar Lopes, Agnes Varda, Marieta Severo,
João Ubaldo Ribeiro, Walter Lima Jr., Arnaldo Godoy, Eugen Bavcar e outros.
Brasil: Europa Filmes, 2002.1 DVD (73min).
..........................................

Resenha: Janela da Alma

O documentário “Janela da Alma”, dirigido por Walter Carvalho e João Jardim, critica o pensamento das pessoas em relação à valorização da visão. Através de depoimentos, sentimentalistas e apelativos, este conseguiu passar a idéia de que “não precisa ter olhos para enxergar”.
Além deste documentário, João Jardim é conhecido pelo documentário ‘Terra Brasil’, e Walter Carvalho é diretor de fotografia e trabalhando juntos foram beneficiados com o resultado da “Janela da Alma”.
O documentário em si não é sobre a cegueira e sim sobre a capacidade de enxergar com a “miopia”. Esse tema foi abordado através de entrevistas com pessoas que passam por essas situações e o melhor resultado foi perceber que a deficiência tem sido vivida como eficiência por muitas pessoas que teoricamente precisão do olhar.
Dentre todos os entrevistados Eugen Baver se destacou por sua situação. Eugen é um deficiente visual que serve de orgulho para quem o conhece. Fotografo profissional utiliza-se do auxilio da imaginação e da audição para fazer belas fotos. Eugen vê o mundo de outra forma.
Janela da Alma é um documentário que aprofunda reflexões sobre o olhar. Este quebra preconceitos e ajuda a aqueles que por possuírem alguma deficiência se sentem incapazes de fazer algumas coisas até descobrirem que só falta tentar.